Motivos que provocam a descarga de uma bateria

 

São vários os motivos que provocam a descarga de uma bateria.

- Viagens curtas com frequência, não suficientes para o alternador recarregar completamente a bateria.

- Descarga normal durante a inactividade da viatura (mesmo com a ignição desligada), que é derivada dos consumos com os circuitos de memória de vários dispositivos eléctricos, tais como módulos electrónicos de controlo e relógios digitais, alarme, etc. A descarga da bateria poderá ser muito grande se a inactividade da viatura for prolongada.

A descarga da bateria de uma viatura varia de acordo com o nível de equipamento eléctrico aí instalado. Por exemplo, um carro de luxo totalmente equipado terá consumos muito maiores do que um carro de gama baixa.

A 27ºC a bateria tem um poder de arranque de 100% e o motor arranca com 100% de eficiência. Com temperaturas frias moderadas, a bateria tem somente 65% de poder de arranque e o motor requer mais energia que a 27ºC. Com temperaturas muitos frias, a bateria tem somente 45% de poder de arranque e o motor requer ainda mais de energia do que a 27ºC. 

- A bateria mesmo não estando ligada a nenhum equipamento, ou seja, em situação de armazenada, tem auto descarga, e deverá ser medida a cada 90 dias. De salientar que a auto descarga ocorre a uma taxa mais rápida a temperaturas elevadas. No entanto, com o tempo extremamente frio uma bateria descarregada pode ficar com o electrólito congelado e danificar a bateria. À medida que a bateria se descarrega, o electrólito perde acidez, tornando-se quase água, e tem um ponto de congelação mais elevado.

- Hábitos de condução dos utilizadores, como por exemplo a utilização de ar condicionado, faróis, limpa vidros e auto-rádio em simultâneo em trânsito lento e intenso.

 Para ajudar a prevenir que uma bateria chegue a esta situação, desligue os cabos da bateria em viaturas que se irão manter inoperacionais durante mais de 30 dias, caso seja possível.

Verifique no manual da viatura ou consulte um concessionário da marca para saber se isso é possível, sem perca de configurações. Tenha em atenção se o rádio é de código e se o possui.

Carregue a bateria a cada 90 dias, se necessário (Tensão igual ou inferior a 12.4).

 Note bem: Desligue e retire a chave da ignição antes de ligar ou desligar cabos de baterias ou carregadores. Se a ignição estiver em posição de ligada, pode danificar componentes electrónicos.