Conselhos
A principal causa dos problemas elétricos nos carros é a bateria. Indicamos aqui alguns conselhos sobre como proceder em caso de ser surpreendido com uma bateria descarregada ou avariada bem como na manutenção das baterias.
Instalação da bateria no veículo
1 - Verifique se algum contacto está cortado
2 - Se for usar um Booster para fazer segurança sem perca de dados (nomeadamente carros com sistemas electrónicos complexos, memórias e códigos de auto-rádio, alarmes, etc), deverá ligar o Booster à tomada de isqueiro do carro. Na maior parte dos veículos é necessário rodar a chave para a posição de ignição (sem ligar o motor do veículo) para que a tomada de isqueiro tenha corrente.
Se for usar um carregador que tenha opção de manutenção, deverá ligar a pinça vermelha (+) ao terminal positivo (+) e a pinça preta (-) ao terminal negativo (-) de forma a conseguir desapertá-los. Ligue o aparelho à corrente eléctrica.
3 - Desligue a bateria usada começando pelo borne negativo (-).
4 - Desligue em seguida o borne positivo (+).
5 - Desaperte a fixação, memorize a posição da bateria e retire-a.
6 - Limpe o suporte da bateria e os terminais de ligação usando uma escova de aço.
7 - Coloque a bateria nova no local e na mesma posição, fixando-a em seguida.
8 - Retire os tapa bornes da bateria nova.
9 - Ligue a bateria nova começando pelo borne positivo (+).
10 - Ligue em seguida o borne negativo (-).
11 - Se usou algum dos equipamentos para segurança de dados, deverá desligá-los nesta fase.
12 - Verifique o correcto funcionamento do circuito de carga usando para o efeito um voltímetro. Para isso mantenha o motor acelerado (+/- 2000 rotações) e verifique que a tensão deverá estar entre os 13.8 V e 14.4 V conforme o alternador.
Arranque com auxilio de veículo assistente
Nota: O veículo assistente deverá ter uma bateria de capacidade idêntica ou superior à do veículo com a bateria avariada.
1 - O motor do veículo assistente deve estar desligado.
Os cabos deverão estar assinalados, positivo com sinal (+) ou cor vermelha e negativo com sinal (-) ou cor preta.
2 - Ligue o cabo positivo (+) ao terminal positivo da bateria avariada. Ligue a outra ponta do mesmo cabo ao terminal positivo da bateria do veículo assistente.
3 - Ligue o cabo negativo (-) ao terminal negativo da bateria do veículo assistente. A última ligação, cabo negativo (-) à massa (por exemplo ao bloco do motor) do veículo que tem a bateria avariada.
4 - Ligue a ignição do veículo avariado após verificar as ligações e certificar-se de que não está ninguém perto da bateria avariada.
5 - Após o arranque e já com o motor a trabalhar retire os cabos pela ordem inversa, ou seja,
Desligue o cabo negativo (-) do veículo com bateria avariada.
Desligue o cabo negativo (-) do veículo assistente.
Desligue o cabo positivo (+) do veículo assistente.
E por fim desligue o cabo positivo (+) do veículo com bateria avariada.
Arranque com auxilio de Booster
1 - Coloque a pinça positiva vermelha (+) do booster no terminal positivo (+) da bateria.
2 - Coloque a pinça negativa preta (-) do booster na massa do veículo, o mais longe possível da bateria.
3 - Certifique-se do posicionamento do booster prevenindo a queda deste sobre o motor com a vibração durante o arranque.
4 - Tenha também atenção se a posição dos cabos não interfere com as peças móveis do veículo, nomeadamente correias, etc.
5 - Ligue a ignição do veículo após verificar as ligações e certificar-se de que não está ninguém perto da bateria avariada.
6 - Após o arranque e já com o motor a trabalhar retire as ligações do Booster, começando pela pinça negativa (-) e depois a pinça positiva (+).
Carga de bateria
Desligue sempre, primeiro o borne negativo (-)
Desligue em seguida o borne positivo (+)
O local de carga deverá ser arejado devido aos gases que a bateria vai libertar durante a carga.
Não é necessário retirar a bateria do alojamento do veículo desde que tenha tomada de corrente eléctrica para ligar o carregador. Apenas deverá desligar os terminais pela ordem indicada.
Retire obrigatoriamente todas as rolhas, excepto se a bateria for sem manutenção.
Verifique o nível de electrólito. Se o nível estiver baixo adicione água destilada até cobrir as placas de cada um dos elementos.
Ligue o cabo vermelho do carregador ao borne (+) e o cabo preto ao borne (-).
O borne positivo (+) é sempre o mais grosso.
Marque a tensão adequada à bateria (6V ou 12V) e ligue o carregador.
Perto do final da carga todos os elementos devem borbulhar.
No final, desligue primeiro o carregador da corrente e depois retire os cabos de ligação.
Coloque as rolhas devidamente apertadas e limpe a bateria.
Coloque a bateria no veículo e ligue-a começando pelo borne positivo (+) e em seguida o negativo (-).
Manutenção
Deverá manter a bateria limpa e seca e verificar os terminais de ligação.
Nunca deverá adicionar nada à bateria que não seja água destilada.
Controlar o nível de electrólito (a cada 6 meses).
No caso de elevado consumo de água, deverá verificar o funcionamento do circuito de carga, consultando um técnico.
No caso de haver falta de potência para o arranque, deverá carregar a bateria, caso esta não esteja já em fim de vida.
Manutenção da Bateria e Verificações Técnicas
Para o cliente que sabe reconhecer a devida importância que a bateria tem para o bom funcionamento do seu automóvel e vem fazer as verificações técnicas periodicamente e manutenção se necessária, disponibilizamos aqui um impresso para que possam registar todas as verificações técnicas e de manutenção relacionadas com a bateria.
De salientar que todas as verificações técnicas e manutenção são GRÁTIS apenas para clientes, e durante todo o tempo de vida útil da bateria. Excetuam-se apenas as cargas de bateria e deslocações.
Períodos longos de não utilização do veículo
Caso não seja utilizada por longos períodos de tempo a bateria deverá ser carregada e armazenada em local seco e fresco.
Deverá verificar a tensão periodicamente (a cada 3 meses). Se for inferior a 12.4 deverá ser submetida novamente a uma carga.
Se a bateria permanecer no alojamento do veículo deverá desligar os terminais, ou usar um corte de corrente ou terminal rápido (Como o da imagem).
Luz de bateria acesa ?
Luz de bateria acesa com o motor a trabalhar, significa sempre, anomalia no sistema de carga (Alternador, regulador ou correia)